Maior infestação de pragas, como percevejo-marrom e mosca branca, impactou produtividade da soja, aponta pesquisa

22/02/2024

Os produtores de soja enfrentaram alta infestação de pragas na safra que está sendo colhida, com importantes prejuízos na produtividade do mais importante cultivo agrícola do país. Pesquisa da consultoria Agroconsult – divulgada no podcast PodSafra –, informa aumento de 40% na infestação de percevejo-marrom e 29% de mosca branca. A UPL Ltd. (NSE: UPL e BSE: 512070 LSE: UPLL) (‘UPL’), provedora global de soluções agrícolas sustentáveis, recomenda o uso de modernas tecnologias de combate à ação das pragas para evitar proteger as lavouras e evitar perdas econômicas.

Rogério Castro, CEO da UPL Brasil, explica que “essas pragas são potencialmente preocupantes. Elas atingem diretamente as plantas, prejudicando a qualidade das sementes e reduzindo a produtividade como um todo. Por consequência, causam perdas de até 30% na colheita de soja. Os prejuízos superam R$ 12 bilhões por ano.”

Além disso, a mosca-branca libera uma substância açucarada, que cobre as folhas das plantas, criando um ambiente propício para o crescimento de fungos, que também causam graves prejuízos.

O engenheiro agrônomo Leandro Valerim, gerente de inseticidas da UPL Brasil, recomenda: “A melhor estratégia de controle é o manejo de pragas com insumos modernos, eficazes e testados cientificamente. O inseticida Sperto, desenvolvido pela UPL, é o que mais cresce em adoção para a soja, devido ao seu amplo espectro de controle para combater tanto o percevejo-marrom quanto a mosca-branca, trazendo conveniência e confiança para o sojicultor.”

Segundo o especialista, o inseticida é uma solução única e possui o melhor choque de categoria – atestado pela Blink Projetos Estratégicos –, pois o Sperto possui altas concentrações de seus ingredientes ativos em uma formulação exclusiva, promovendo alta eficácia contra o percevejo-marrom (adultos e ninfas) e redução significativa da pressão da mosca-branca, por seu efeito adulticida.

Leandro Valerim completa: “O produto também possui registro para aplicação aérea, mas é necessário verificar a legislação referentes a essa modalidade de pulverização. Ele também é a melhor alternativa anti-resistência do mercado”

Clique aqui